sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cooperação Brasil - Ucrânia: ACS

.
Ucrânia pediu ao Brasil a acelerar a realização do projeto «Cyclone-4»

03 Julho, 15:00
A Ucrânia pediu ao Brasil a efetivar o financiamento para continuar o projeto «Cyclone-4».

Isto afirmou o Primeiro-Ministro Mykola Azarov durante uma reunião com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil Antonio Patriota.

«O projeto da nossa cooperação que se realiza com sucesso, é o «Cyclone-4 – Alcântara». A implementação bem-sucedida deste projeto reforçará o prestígio dos nossos países. Levando em consideração a atual situação econômica, o Governo da Ucrânia decidiu atrair os recursos de crédito para este projeto. Esperamos, que a parte brasileira também aproveitará todas as oportunidades para continuar a financiar a sua parte do projeto", - disse ele.

Mykola Azarov reiterou que o Brasil é o principal parceiro comercial estratégico da Ucrânia na América Latina, e em geral as relações econômicas entre os dois países estão se desenvolvendo bem. No entanto, acrescentou o Primeiro-Ministro, existem problemas nas relações comerciais: em particular, a Ucrânia considera infundadas duas investigações antidumping da parte brasileira envolvendo os produtores ucranianos de aço e de pneus.

De acordo com o Chefe do Governo, a intensificação das relações bilaterais favorecerá a Sexta Sessão da Comissão Intergovernamental Conjunta Ucraniano-Brasileira sobre a cooperação comercial e econômica. "É extremamente importante realizar a Sexta Sessão da Comissão Intergovernamental Ucraniano-Brasileira, e estamos dispostos a definir as datas para a reunião", - disse o Primeiro-Ministro.

Ele afirmou que a cooperação entre a Ucrânia e o Brasil nas esferas farmacêutica, técnico-militar, cultural e científica é promissora.

Mykola Azarov também convidou a Presidente do Brasil Dilma Rousseff visitar a Ucrânia. Na sua opinião, esta visita poderia ser realizada nos marcos da participação da Presidente do Brasil na reunião da G-20, em São Petersburgo. Ao mesmo tempo, o Primeiro-Ministro aceitou o convite do Chanceler para visitar o Brasil.

Antonio Patriota agradeceu ao Governo ucraniano pelo apoio ao representante brasileiro nas eleições do Diretor da Organização Mundial do Comércio e se comprometeu a apoiar a candidatura da Ucrânia para os membros não-permanentes do Conselho de Segurança da ONU em 2016-2017.

Fonte: Embaixada da Ucrânia no Brasil.
.

Nenhum comentário: