sábado, 17 de agosto de 2013

Seminário do IAE/DCTA sobre Veículos Espaciais

.
IAE realizará Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas (SePP&D)

Campo Montenegro, 15/08/2013

O Instituto de Aeronáutica e Espaço apresenta em 2013 mais uma edição do SePP&D - Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais. O 70 SEPP&D será realizado juntamente com o Workshop Tecnologias Críticas para o Setor Espacial e o Workshop Spin-offs do Programa Espacial Brasileiro entre os dias 11 e 13 de setembro no auditório da Divisão de Materiais do IAE na cidade de São José dos Campos, SP.

Em sua sétima edição, o SePP&D se consolida mais uma vez como um fórum para disseminação de informações sobre as tecnologias desenvolvidas por meio dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em andamento e os concluídos nos últimos 12 meses, financiados com recursos da Ação 20VB da Agência Espacial Brasileira (AEB). Uma das finalidades desta Ação governamental é o de ampliar os conhecimentos técnico-científicos aplicáveis a veículos lançadores de satélites, foguetes suborbitais e módulos de experimentos espaciais, bem como aos respectivos meios de apoio em solo, a fim de transpor atuais obstáculos tecnológicos e fornecer subsídios necessários para futuros avanços desta área no Brasil.

Pretende-se criar mais uma oportunidade de interação entre os participantes do evento, e de possível identificação de parceiros aos pesquisadores da área para discutir soluções, receber sugestões, além possibilitar a identificação de parceiros ou colaboradores a fim de concentrar esforços e despertar o interesse da comunidade pelas tecnologias inovadoras em desenvolvimento.

O Workshop Tecnologias Críticas para o Setor Espacial, continuidade do Workshop Tendências Futuras para Veículos Lançadores realizado em 2011 e 2012, tem como finalidade reunir especialistas das diversas áreas tecnológicas para debater sobre o tema, determinar as tecnologias críticas que de fato precisam ser priorizadas e levantar possíveis soluções para as mesmas. O workshop também servirá como suporte para os estudos de elementos críticos do acesso brasileiro ao espaço cujos resultados serão apresentados em forma de recomendações de políticas e orientações em relação aos futuros investimentos de pesquisa, desenvolvimento e inovação dos veículos lançadores.

O Workshop Spin-offs do Programa Espacial Brasileiro, uma iniciativa da Direção do IAE, tem o intuito de identificar e discutir os mecanismos pelos quais a tecnologia desenvolvida no setor aeroespacial pode ser transferida para o setor produtivo em benefício de outras áreas da economia do país.

Ao longo das sete edições do SePP&D foram mais de 90 apresentações de trabalhos e mais de uma dezena de palestrantes convidados, do Brasil e do exterior contribuindo para uma maior aproximação dos pesquisadores com o setor produtivo permitindo visibilidade e criando interesse.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.iae.cta.br/sepped a partir do dia 19 de agosto até o dia 01 de setembro.

Fonte: IAE/DCTA
.

Nenhum comentário: