quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Engenharia espacial na UFSM

.
Universidade do Sul pede apoio da AEB para abertura de curso superior

Brasília 16 de Outubro – O prefeito da cidade gaúcha de Santa Maria, Cesar Schirmer, e representantes da universidade federal da cidade (UFSM) visitaram a Agência Espacial Brasileira (AEB), nesta terça-feira (15). Na oportunidade eles pediram o apoio da instituição para fortalecer e impulsionar o projeto de abertura do curso de Engenharia Espacial na universidade.

Hoje, o país tem seis cursos de engenharia aeroespacial, todos criados nos últimos seis anos. Em 2011, o reitor da UFSM enviou o projeto para a implementação do curso ao Ministério da Educação (MEC) e desde então espera pela avaliação.

“A cooperação da AEB é de extrema importância, pois a abertura do curso contribuirá, nos próximos anos, para atender as demandas de profissionais especializados para trabalhar na área espacial e no segundo polo aeroespacial do país, localizado no Rio Grande do Sul”, explica o diretor do Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria, Renato Machado.

A implantação do polo espacial no Rio Grande do Sul começou a ser colocada em prática a partir da assinatura do protocolo de intenções entre o governo estadual e a empresa AEL Systems, de Israel. O acordo visa a auxiliar o país no desafio de se tornar menos dependente de tecnologias estrangeiras.

“Investimentos como da UFSM atendem as finalidades do Programa Espacial Brasileiro. O projeto procura despertar novos interesses e criar novas oportunidades que impulsionam as atividades especiais, por isso vamos nos mobilizar e apoiar a iniciativa da universidade”, afirma o diretor de satélites da AEB, Carlos Gurgel Veras.

A AEB recebeu dos visitantes convite para conhecer as instalações e os laboratórios da universidade bem como para também participar da inauguração do Santa Maria Tecnoparque, em dezembro próximo.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: