segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Observatório de clima espacial do INPE

.
Instalado observatório de clima espacial em Boa Vista

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2013

Uma cooperação com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) está permitindo ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) monitorar a ionosfera no Norte do Brasil, a ocorrência de bolhas de plasma equatoriais nessa região e a atividade de ondas de gravidade na média atmosfera.

Desde agosto os pesquisadores do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) do INPE, em São José dos Campos, recebem dados em tempo real transmitidos do observatório instalado no campus da UFRR, em Boa Vista.

Neste observatório está em funcionamento uma digissonda DPS4 e câmera imageadora all-sky, cujas informações são utilizadas para aprimorar as pesquisas e o monitoramento do clima espacial.

A parceria entre INPE e UFRR também contempla a realização de projetos científicos orientados em conjunto por pesquisadores do instituto e professores da universidade.

Os dados do monitoramento do clima espacial, bem como os resultados das atividades do Embrace/INPE, estão disponíveis a partir do endereço www.inpe.br/climaespacial.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: