quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CBERS 3: preparativos para o lançamento

.
CBERS-3: Satélite cumpre etapa pré-lançamento

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2013

Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, na sigla em inglês) realizaram a chamada Revisão de Prontidão do Satélite (SRR) do CBERS-3. Concluída na semana passada, a etapa é necessária para a autorização do enchimento dos tanques de combustível do satélite, cujo lançamento está previsto para a primeira quinzena de dezembro, na China.

O satélite é o quarto desenvolvido pelo Programa CBERS (sigla para China-Brazil Earth Resources Satellite; em português, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), parceria com a China que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.

“Os resultados dos testes elétricos realizados no satélite mostraram que não houve danos durante o seu transporte do centro espacial de Beijing para o centro técnico do TSLC (Taiyuan Satellite Launch Center) e as atividades de preparação final do CBERS-3 e a instalação do painel solar foram realizadas com sucesso”, explica Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior, coordenador do segmento espacial do Programa CBERS.

Com os tanques já cheios, o satélite é instalado na coifa e transferido para a torre de lançamento para ser acoplado ao foguete Longa Marcha-4 para realização dos testes de pré-lançamento.

Fonte: INPE
.

Um comentário:

Marcelo Boueri disse...

Creio que na China, o lançamento estará menos sujeito a sabotagens.
Que Deus os proteja !