quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cooperação Brasil - Ucrânia: CsF Espacial

.
Acordo com a Ucrânia favorece Ciência sem Fronteiras Espacial

13/11/2013

Candidatos a bolsas do Ciência sem Fronteiras Espacial (CsF Espacial) têm agora a Ucrânia como uma das opções para estudo e estágios no exterior. O país, por meio da Ukrainian State Center of International Education of Ukraine (Uscie), firmou à semana passada acordo de cooperação com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além da área espacial o acordo oferece oportunidades de bolsas para a área de energia nuclear, guerra cibernética, tecnologias sensíveis, biocombustíveis, mineração e fármacos, por exemplo, nas modalidades doutorado sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

A cooperação visa estimular a diversificação dos programas de mobilidade internacional e de cooperação, entre estudantes, professores e pesquisadores dos dois países e ampliar as oportunidades de educação e treinamento de estudantes de graduação, pós-graduação e de pesquisadores brasileiros no exterior.

A cooperação em ciência e tecnologia entre os governos do Brasil e da Ucrânia teve início em 1991 e objetiva o desenvolvimento econômico e social e a melhoria da qualidade de vida de seus povos.

Fonte: AEB, com informações do CNPq.
.

Nenhum comentário: