segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PESE: expectativas para 2014

.
Há algumas semanas, publicamos uma notícia sobre o seminário da Marinha do Brasil, realizado no último dia 17, sobre o início do período de solicitação das propostas (RFP) para o projeto do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), oportunidade que está atraindo as atenções do setor industrial brasileiro e também estrangeiro. Mas, fato, para 2014 há ainda muita expectativa de outros projetos, inclusive da área espacial.

A análise do orçamento federal para 2014 não revela muitas novidades para o Programa Espacial tocado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de suas autarquias (Agência Espacial Brasileira - AEB, e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE), com recursos, pouco mais de R$300 milhões, destinados a projetos já ordinários, como o programa de satélites, tecnologias espaciais e lançadores, entre outras iniciativas abarcadas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

Mas, o que tem atraído a atenção, na verdade, não está no orçamento do MCTI, mas sim no do Ministério da Defesa: trata-se da implantação do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) (veja a postagem "Sistemas espaciais para a defesa brasileira", de abril de 2013). No orçamento federal para este ano aprovado pelo Congresso Nacional, prevê-se a destinação de R$113 milhões, montante suficiente para a implantação de alguns elementos previstos.

Pelo que o blog Panorama Espacial pode apurar, são aguardados avanços concretos do PESE para este ano, constatação até óbvia após a análise orçamentária. Há quem entenda que não haverá tempo hábil para a assinatura de um primeiro contrato (ainda que haja recursos disponíveis), mas acredita-se que ainda em 2014 seja iniciado um processo visando à contratação de sistemas, como o envio de RFPs. Ainda, nesta primeira fase, o interesse do Comando da Aeronáutica é por satélites de observação, mais precisamente óticos.

O desenho e implantação do PESE estão a cargo da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), criada pelo Comando da Aeronáutica em fevereiro de 2012. Desde então, sem alarde, a CCISE tem feito seu trabalho ouvindo setores interessados, como entidades do Programa Espacial, as forças armadas e a indústria.

Mais sobre o PESE, em breve aqui no blog e na revista Tecnologia & Defesa.
.

Nenhum comentário: