terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ACS assina contrato de lançamento

.
No último dia 27 de janeiro, a binacional ucraniano-brasileira Alcântara Cyclone Space (ACS) assinou com o Von Karman Institute (VKI), da Bélgica, um contrato de serviço e lançamento para o projeto de nanossatélites QB50, iniciativa cofinanciada pela Comissão Europeia. A cerimônia de assinatura contou com as presenças do diretor-geral da ACS, Oleksandr Serdyuk, e Jean Mylaert, diretor do VKI (foto abaixo).

O projeto QB50 compreende a colocação em órbita de uma combinação de 50 cubesats (dos tipos 2U e 3U) para missões de ciência atmosférica e demonstração de tecnologias espaciais. A missão será conduzida por um consórcio de parceiros internacionais, sendo que o lançamento é planejado para 2016.

O Brasil participa da missão QB50 por meio da construção de um nanossatélite, o 14-BISat, a cargo do Centro de Referência em Sistemas Embarcados e Aeroespaciais (CRSEA), do Instituto Federal Fluminense (IFF). Deverá também contribuir com uma rede de estações terrestres (veja a postagem "Projeto QB50 e satélite 14-BISat", de maio de 2013).

Em novembro de 2013, em entrevista concedida ao blog Panorama Espacial, José Raimundo Coelho, presidente da Agência Espacial Brasileira, já havia falado sobre o interesse do QB50 na capacidade de injeção múltipla de cargas úteis do Cyclone 4, lançador que será operado pela ACS.

.

Nenhum comentário: