quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sentinel-1A e o Programa Copernicus

.
No último dia 3, foi realizado com sucesso o lançamento do satélite de observação Sentinel-1A, da Agência Espacial Europeia (ESA), a partir do Centro Espacial da Guiana, em Kourou, ao norte da América do Sul. A missão coube à versão europeia do lançador russo Soyuz, operado pela Arianespace. Foi liberado um vídeo de câmeras a bordo do foguete, que tem feito sucesso na internet e mostra uma sequência de imagens, desde a decolagem até a separação dos estágios e a liberação do satélite no espaço. Veja abaixo:


Programa Copernicus

Anteriormente conhecido como Global Monitoring for Environment and Security (GMES), o Copernicus é hoje considerado o mais ambicioso programa [conhecido] de observação por satélites já criado. Quando em órbita, seus satélites produzirão imagens para gestão do meio ambiente, entendimento e mitigação dos efeitos de mudanças climáticas, e segurança civil.

O Sentinel-1, primeiro membro da constelação (da série 1, serão dois satélites, o 1A e 1B, este último previsto para lançamento no final de 2015) conta com um sensor de imageamento radar em banda L destinado à produção de imagens para aplicações terrestres e oceânicas.

No futuro, o segmento espacial contará ainda com o Sentinel-2, que gerará imagens óticas de alta resolução para aplicações terrestres e oceânicas, e com o Sentinel-3, que produzirá dados para aplicações oceânicas e da superfície terrestre. Os satélites Sentinel-4 e Sentinel-5, por sua vez, fornecerão dados para monitoramento da composição atmosférica a partir de órbitas geoestacionárias e polares, respectivamente. Por fim, o Sentinel-6 terá a bordo um radar altímetro para medição global da superfície do mar, primariamente para aplicações em oceanografia e mudanças climáticas.

Para mais informações sobre o Copernicus, visite o hotsite da ESA.


Nenhum comentário: