sexta-feira, 9 de maio de 2014

Alcântara: FTI lançado com sucesso

.

Foguete de Treinamento é lançado com sucesso em Alcântara (MA)

Brasília, 9 de maio de 2014 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou com sucesso nesta sexta-feira (9) o lançamento do décimo Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) dentro da Operação Águia 1 – 2014. O lançamento previsto para ontem (8) teve de ser adiado devido um problema mecânico no lançador verificado poucos momentos antes do disparo.

Ontem mesmo a equipe do CLA realizou os reparos necessários, mas com o avançar das horas a janela de lançamento no dia se encerrou, o que levou ao adiamento do lançamento para hoje.

“Operações como essas têm justamente a finalidade de testar todos os meios e manter a operacionalidade das equipes. Nesse sentido, o problema detectado foi importante para que pudéssemos treinar a operacionalidade do Centro em resposta a uma falha identificada na plataforma de lançamento.” enfatizou o coronel engenheiro César Demétrio Santos, diretor do CLA. Além disso, com o lançamento espera-se obter a certificação e qualificação do foguete junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Clima - Com as condições climáticas favoráveis ao longo do dia e os ajustes realizados ontem, o lançamento ocorreu às 15h08, horário de Brasília, seguindo os parâmetros de trajetória previstos.

A Operação Águia 1, iniciada em 28 de abril último, foi realizada pelo CLA, organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e apoiada pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

Ainda apoiaram a operação a Marinha do Brasil (MB), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e o Comando de Operações Aéreas (Comgar), por meio da Segunda Força Aérea (II FAE) e o 1º Comando Aéreo Regional (I Comar) com a participação dos esquadrões de voo: 1º ETA (aeronave de transporte C-98), 3°/7° GAv (aeronave de patrulha P-95) e 1°/8° GAv (helicóptero H-36).

Fonte: CLA, via AEB.
.