terça-feira, 24 de junho de 2014

CBERS 4 avança

.
No início desta semana, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram mais notícias sobre os preparativos para o lançamento do CBERS 4 na segunda semana de dezembro, reforçando os indicativos de que sua colocação em órbita é a prioridade número um, dois e três do Programa Espacial Brasileiro para este ano.

De acordo com a AEB, na última segunda (23), foram concluídos na China os testes de vibração, que reproduzem as condições pelas quais o satélite será submetido durante a fase de lançamento. Ainda segundo a Agência, até agosto devem prosseguir os testes ambientais térmicos, realizados na câmara de termo-vácuo. A última etapa, antes do envio para o sítio de lançamento, está prevista para setembro, com a Revisão Final do Projeto.

Testes de compatibilidade com estação de Cuiabá

Já entre os dias 19 e 21 de maio, com a participação de técnicos chineses, foram realizados na estação do INPE localizada em Cuiabá (MT), testes de compatibilidade eletromagnética entre o CBERS 4 e a estação terrena, finalizados com sucesso. Estes abrangeram a verificação da compatibilidade entre o subsistema TTCS (Telemetry, Tracking, and Command Subsystem) do artefato e a estação de TT&C (Tracking, Telemetry and Command) de Cuiabá, e também a checagem do "perfeito entendimento entre o satélite e a estação de recepção e gravação, incluído o software do sistema de ingestão e gravação desenvolvido pela empresa brasileira AMS Kepler".

"Os testes são importantes para garantir a recepção de imagens e, também, para verificar a correta decodificação e recuperação dos dados auxiliares transmitidos junto com a imagem, como as informações de telemetria das câmeras e os dados de órbita e atitude do satélite", informou o INPE em nota.
.

Nenhum comentário: