terça-feira, 29 de julho de 2014

Ariane 5: 60ª missão bem sucedida

.

Foi realizado com sucesso ontem de noite (29), levado ao espaço por um foguete Ariane 5, o lançamento do ATV-5 Georges Lemaître, nave espacial europeia que levará suprimentos e combustível à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

Esta foi a 60ª missão bem sucedida do Ariane 5, que também quebrou um recorde: com massa superior a 20 toneladas, o ATV-5 é a carga mais pesada já levada ao espaço pela Europa.

"Com o ATV Georges Lemaître em sua jornada para a Estação Espacial Internacional, meu primeiro sentimento - dado em nome de todos da Arianespace, é de orgulho", declarou Stephanie Israël, presidente da empresa. "Orgulho em ter um ativo tão potente como o Ariane 5, que hoje não tem paralelos no transporte espacial comercial."

Embora o ATV-5 seja o último exemplar (de um total de cinco) construídos para missões à ISS, sua tecnologia e o conhecimento adquiridos no desenvolvimento serão utilizados em novos projetos. Por exemplo, a Airbus Defence and Space está desenvolvendo para a Agência Espacial Europeia o módulo de serviço da nave tripulada Orion, dos EUA. O módulo é primariamente baseado na tecnologia do ATV, fornecendo ao Orion propulsão e energia, e para futuras missões tripuladas, oxigênio, nitrogênio e água.
.

Nenhum comentário: