quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cooperação Brasil - Holanda

.
Holandeses abrem perspectivas de cooperação científica com o Brasil

Brasília, 7 de agosto de 2014 – O Adido para Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Embaixada dos Países Baixos em Brasília, Hans Dorresteijn, o novo e o antigo Conselheiro de CT&I, Nico Shiettekatte e Theo Groothuizen, visitaram nesta quinta-feira (7) a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Eles foram recebidos pelo presidente da instituição, José Raimundo Braga Coelho, e pelo chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho. No encontro foram tratados diversos temas envolvendo de interesse comum do Brasil e da Holanda.

Dois tópicos foram tratados com mais destaque. O primeiro deles a participação dos Países Baixos no Programa de Cooperação na Formação de Recursos Humanos Qualificados para a área espacial brasileira, que inclui a possibilidade de vinda ao Brasil de pesquisadores, professores e tecnólogos holandeses para pesquisar, ensinar e trabalhar em universidades e centros de pesquisa, assim como em indústrias aqui sediadas.

Exemplos – Os visitantes receberam exemplos de acordos nesta área, que têm o apoio do Programa Ciência sem Fronteiras Espacial (CsF – Espacial), com bolsas tanto para estudantes como para professores e pesquisadores.

O segundo ponto em destaque trata da cooperação entre Parques Industriais dos dois países no setor espacial. O parque tecnológico de São José dos Campos (SP), que reúne grandes empresas espaciais brasileiras pode desempenhar papel proeminente nesse esforço.

Foi bem recebida a proposta de realização de um workshop entre empresas espaciais do Brasil e dos Países Baixos. Neste sentido seria agregado o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e do Ministério da Economia dos Países Baixos, que, em junho último, firmaram um Memorando de Entendimento, destinado a impulsionar parcerias industriais.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: