segunda-feira, 3 de novembro de 2014

SGDC: proposta de audiência pública no Senado

.
Senador propõe audiência sobre a política aeroespacial e banda larga

Brasília, 3 de novembro de 2014 – O senador Anibal Diniz (PT-AC) sugeriu uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, no próximo dia 18, para discutir a política aeroespacial do país, especialmente no que tange à tecnologia necessária para universalizar o acesso à internet de banda larga.

Ele lembrou que em 2016 será lançado o satélite geoestacionário brasileiro, o SGDC, alertando para o fato de que entrando em órbita ele não poderá atender a toda a demanda por internet de banda larga que existe no país, especialmente na Região Norte, onde a rede nacional de fibra ótica não chega a todos os municípios.

Diniz ainda defende a participação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) nesse debate, pois, por ser uma instituição de ponta na área da engenharia aeroespacial, tem toda a condição de desenvolver satélites de baixa órbita para melhorar a comunicação civil e militar, vigilância de fronteiras, resposta a desastres naturais, proteção ao meio ambiente, ordenação urbana e fiscalização de obras.

O senador diz que o ITA tem propostas e projetos para aperfeiçoar o programa espacial, o que é fundamental para o país, que ainda depende de satélites estrangeiros para todas as situações.

“Além do SGDC, serão necessários os esforços de outros satélites de menor alcance para complementar a sua ação e aí entra a importância do ITA, com suas experiências bem sucedidas, e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que é o organismo nacional com a maior expertise na área de pesquisa espacial” destaca o senador.

Fonte: Agência Senado
.

Nenhum comentário: