terça-feira, 21 de junho de 2016

NanosatC-Br1: 2 anos em órbita (e funcionando!)

.

Lançado em 19 de junho de 2014, o NanosatC-Br1, o projeto pioneiro em cubesats no Brasil, completou seu segundo aniversario ainda em operação, evidenciando a qualidade do projeto e da equipe envolvida. O NanosatC-Br1 é primeiro satélite brasileiro a coletar dados científicos no espaço.

"Todos os três experimentos a bordo são um sucesso com os resultados publicados e satisfazendo os responsáveis por eles, o que indica o sucesso do projeto", afirmou Otávio Durão, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e um dos responsáveis pela missão.

O NanosatC-Br1 é um cubesat do modelo 1U, mais tradicional, com massa aproximada de 1 quilo e volume de 1 litro. Desenvolvido pelo INPE e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ao custo de algumas centenas de milhares de reais (incluindo o satélite, estação, lançamento e operação), sua missão compreendeu três experimentos tecnológicos e científicos, dentre os quais o teste no espaço de um circuito integrado projetado  totalmente no Brasil, e a coleta de dados para estudo de distúrbios na magnetosfera, principalmente na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, e do setor brasileiro do Eletrojato Equatorial Ionosférico.
.

Nenhum comentário: