domingo, 4 de setembro de 2016

Cooperação Bolívia - Irã

.
Os governos da Bolívia e Irã firmaram um memorando de entendimentos em matéria de cooperação espacial em 26 de agosto, por ocasião da visita à Bolívia de uma comitiva iraniana chefiada por Mohammad Javad Zarif, ministro das Relações Exteriores. O memorando foi assinado pelo diretor da Agência Boliviana Espacial (ABE), Iván Zambrana, e o embaixador do Irã em La Paz, Reza Tabatabaei.

De acordo com informações divulgadas na imprensa boliviana citando declarações dadas por Zambrana, o acordo permitirá o intercâmbio de conhecimentos, o desenvolvimento e aplicação da ciência e tecnologia espacial e, eventualmente, o desenvolvimento de projetos conjuntos. Os dois países buscarão promover a colaboração entre universidades e outras entidades de pesquisa relacionadas às atividades espaciais, além da cooperação "no desenho, fabricação e lançamento de satélites de pesquisa".

Desde 2013, a ABE opera o satélite de comunicações Tupac Katari, primeiro satélite do país andino, construído na China. A Agência também está envolvida no projeto que deverá levar à contratação em breve de um satélite de observação terrestre.
.

Nenhum comentário: